top of page

Tipos de supervisão

  • enterarpsicologia
  • 24 de jan. de 2022
  • 1 min de leitura

Você sabia que há várias modalidades diferentes de supervisão? Dentre elas, existe a supervisão pontual e a contínua. A supervisão pontual é realizada quando a profissional de psicologia acessa outra profissional mais experiente e com expertise em um assunto para tirar dúvidas pontuais sobre um caso ou uma intervenção.

A supervisão contínua tem duração de vários encontros e constitui momentos em que a psicóloga supervisionanda discute os mesmos casos (ou situações e intervenções) por várias supervisões, de forma que a profissional mais experiente acompanha o caminhar do trabalho.




Quando falamos em supervisão precisamos estar atentas a qual a real demanda ou situação é preciso resolver e quem é o profissional mais qualificado e experiente para contribuir com o desfecho do desafio posto. As demandas são múltiplas e a necessidade de um olhar externo é sempre necessário. Porém, a contribuição pode ser ou não de um profissional da psicologia, por vezes acionamos outras áreas para obter melhores resultados. nenhuma área garante a visão integral, a relação multiprofissional que proporciona essa possibilidade.


Na psicologia clínica essa figura é muito conhecida, pois desde a formação já temos a supervisão dos casos. Nas instituições e organizações a supervisão pode ter várias formas, papeis e nomenclaturas. O profissional (psicólogo ou não) vai lidar com as demandas apresentadas, mas não necessariamente um caso, pode ser o processo de trabalho, relações interpessoais, estudo de caso familiar, até acompanhamento financeiro, entre tantas outras coisas. Podendo ser supervisor, consultor, mentor, etc.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Post: Blog2_Post

©2022 por ENTERAR PSICOLOGIA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page